Dubai Hotel - Também sua casa! - Fone: (67) 3461-2341 - Naviraí-MS

Naviraí-MSClique nas fotos para ampliar.




História

As terras de Naviraí começaram a ser povoadas quando Ariosto da Riva e seus companheiros fundaram a Colonizadora Vera Cruz Mato Grosso em 1952. Denominou-se Vera Cruz e no início tinha um desenvolvimento muito lento devido a falta de acesso por estradas (feita apenas pelo Rio Amambaí). Em 1955 foi concluída a estrada que liga Naviraí a cidade de Dourados e começou a se desenvolver a partir de então.

Em 1958 Naviraí foi elevada a distrito do município de Caarapó, já em 11 de novembro de 1963, foi elevada a município, desmembrando-se daquele. Em 1977 o município passa a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul.

Origem do nome

Há duas versões sobre a origem do nome de Naviraí:

1ª versão

Quando aqui chegaram os primeiros colonizadores, encontrando com os primeiros exploradores da erva-mate, já havia o pequeno rio de águas cristalinas chamado de Naviraí. De origem guarani tem–se o seguinte significado:

Ou seja, Pequeno Rio Impregnado de Arbustos Roxos ou Rio Impregnado de Pequenas Árvores Arroxeadas.

2ª versão

Fundadores vindos da cidade de Iraí, RS. Os fundadores resolveram fazer uma "Nova Iraí" e com o tempo o nome foi se abreviando até se transformar em "Naviraí".

Aspectos Geográficos

A cidade de Naviraí está localizada no sul do estado de Mato Grosso do Sul, na micro-região de Iguatemi de nº 368. Sua posição astronômica é, 23º 03’ 45” de Latitude Sul e 54º 11’ 26” de Longitude Oeste.

A área total do município é de 3.163 Km2, que equivale a 14,47% da micro região de Iguatemi e 1,09% do total do estado. Sua altitude média na sede do município é de 362 metros. À distância do município a capital do estado é de 355 km.

Posição geográfica do município é: ao norte, o Município de Jatei, ao sul Itaquiraí e Iguatemi a leste o estado do Paraná e a oeste Juti.

Naviraí possui um clima tropical de altitude, com precipitação pluviométrica média anual de 64,7 mm, caracterizado pelo verão chuvoso e inverno seco. Sua vegetação original destaca-se a savana e o domínio de mata tropical; sua principal característica é de árvore como: peroba, cedro, angico-vermelho e canafistula. Dessa vegetação existem apenas resquícios.

O município de Naviraí pertence á bacia hidrográfica do rio Paraná na sua porção oriental. E também faz parte de mais duas sub bacias: Amambaí e Ivinhema. Os principais rios são Curupaí, Laranjaí, Amambaí e Paraná.

O relevo do município de Naviraí pertence à formação Caiuá, de idade cretácea Superior. O solo é fértil e constituído de latossolo vermelho escuro e uma parte menor de podzólico vermelho escuro.

A temperatura média das máximas é de 28 ºC a média está em torno de 22 ºC e a média das mínimas é de 12 ºC.

O período de chuva tem início em setembro e termina em março/abril com maiores precipitações de dezembro e janeiro. A precipitação média anual é de 1.400 mm. O mês mais chuvoso é janeiro, com precipitações em torno de 220 mm.

A cobertura vegetal de uma região representa os elementos de sustentação da vida, transformando os elementos naturais do solo em alimentos assimiláveis pelos homens e animais. Os solos relevam sua condição físico-química pela cobertura vegetal.

Em Mato Grosso do Sul a cobertura vegetal é constituída de quatro tipos básicos:

A análise da vegetação do Município de Naviraí revela a presença de fisionomias da Savana e domínio de mata tropical, sua principal característica são as árvores emergentes deciduais. Peroba, cedro, angico-vermelho e canafístula. Com o passar de tempo esta vegetação vem sendo descaracterizada devido a ações antrópicas.

Vias de Acesso e Distâncias de Naviraí

Acessos:

Estaduais

Interestaduais

População (IBGE/2008)

Formação/População

Alimentação Típica

Aspectos Culturais

© 2019 - Dubai Hotel | Todos os Direitos Reservados